"" Academia dos professores de desenho: Desenhos tridimensionais em cilíndros

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Desenhos tridimensionais em cilíndros

O cilindro


O cilindro é desenhado com linhas paralelas para os lados e círculos entre as linhas paralelas. (Tal como acontece com o cone, os círculos tornam-se elipses quando observada a um ângulo.) Quando a parte superior e na parte inferior do cilindro forem perpendiculares aos seus lados, linhas paralelas são desenhados a partir das extremidades estreitas das elipses.

Uma linha do centro de uma elipse ao centro da outra é a linha média do cilindro. Uma linha traçada na parte mais larga da elipse será perpendicular à linha média do cilindro. É importante lembrar que, embora as superfícies superior e inferior de um cilindro sejam paralelas, elas não são desenhadas como elipses idênticas.

Quanto mais próximo dessas superfícies estiver o seu nível de visão (também conhecido como linha do horizonte), mais estreita será a elipse; quanto mais longe do nível dos olhos, mais redonda a elipse aparecerá. (Para mais informações, ver capítulo perspectiva elíptica.) Um cilindro encurtada é desenhado mais estreita numa extremidade para dar a ilusão de projeção ou extensão no espaço, que aparece para ter lados que não são paralelos, porque eles são desenhados em perspectiva. Em perspectiva, as linhas paralelas parecem convergir à medida que recuam para o espaço. Exemplos quase puros de formas cilíndricas são latas, cabos de vassoura e hastes de cortina.

Um cilindro é desenhado como um par de linhas paralelas com uma elipse em cada extremidade entre as linhas paralelas. A elipse mais próxima do nível dos seus olhos parecerá mais estreita do que a mais distante do seu nível de olho.

Nesta ilustração, o cilindro n. ° 1, à esquerda, é desenhado corretamente, enquanto os outros três estão errados. Em n. 2, as elipses superior e inferior são as mesmas, mas isso não pode ser o caso, porque elas são vistas em diferentes níveis.

O cilindro n. ° 3 está errado porque, apesar de estar assente numa superfície plana, o fundo não deve ser plano porque o fundo da forma em si é curvado. No cilindro n. ° 4, a elipse superior deve ser mais estreita porque está mais próxima do nosso nível visual do que da elipse inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário